Banner

29 de setembro de 2011

A importância da música para os bebês!

Desde que Alice nasceu eu canto  e coloco músicas instrumentais e infantis para ela ouvir. Hoje ela canta (na linguagem dela) e faz coreografias, comprovando que a música ajuda no desenvolvimento da criança! Não pode  ver uma propaganda de venda de CD  na televisão que ela começa a dançar. O mais interessante é que demonstra o gosto pelo Sertanejo universitário! Parece papo de mãe, mas é verdade! Ela adora Luan Santana! hihihihi
O mais legal é dançar junto, cantar junto e sentir a emoção de ver os  olhinhos do bebê brilhando, ouvindo o canto de ninar,  até cair num profundo sono,  não tem preço!
Li um artigo sobre música e achei muito interessante! Segue abaixo:


Como a música pode ajudar meu filho?

Bebês e crianças pequenas, de 1 a 3 anos, têm muito a ganhar ouvindo música. É divertido e estimula o movimento, o que é importante para os pequenos desenvolverem habilidades físicas e coordenação motora. Crianças aprendem se movimentando.
A música também ajuda a fortalecer seu vínculo com seu filho, pois ele vai adorar ver você dançar ou cantar. Imagine só a alegria que vocês vão compartilhar dançando ao som de melodias suaves, ou como ele vai se divertir pulando com músicas mais enérgicas.
Não há provas científicas de que crianças expostas à música desde cedo fiquem mais inteligentes, como se chegou a acreditar. Mas há muitos outros benefícios.

Que tipo de música é melhor para o meu filho?

Deixe seu filho escutar o que ele gostar. Experimente suas próprias músicas favoritas. Não é porque ele é criança que só pode ouvir música de criança. Teste música erudita, samba, rock, o que quiser. Qualquer opção com uma boa melodia ou uma batida interessante funciona -- mas músicas lentas podem funcionar melhor na hora de dormir.
De manhã, toque música clássica (experimente algo bem alegre, como um concerto para piano de Chopin ou "As Quatro Estações", de Vivaldi), para ele acordar com o astral leve e para cima.
Crianças mais velhas podem gostar ainda de músicas com letras que consigam acompanhar. Há muita coisa boa no mercado de música infantil. Músicas de adulto que tenham letras interessantes ou engraçadas também façam sucesso.
Na hora de escolher a música, pense em algo simples e alegre. Talvez você prefira ficar longe de rock, grunge ou rap, mas tudo depende de cada família.
As seleções musicais não precisam ser só gravadas. Cante você, de vez em quando. Músicas com trocadilhos, como "O sapo não lava o pé", são divertidas, assim como as com gestos. Se seu repertório está meio enferrujado, pergunte na escola que música as crianças gostam de cantar, ou então em uma loja de CDs.

Tocar um instrumento musical ajuda a criança?

Sim, se a criança tiver pelo menos 3 anos. É quando os circuitos do cérebro necessários para o aprendizado de música começam a amadurecer. Estudos sugerem que aulas de música beneficiam o cérebro. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Irvine mostra que crianças de 3 e 4 anos que estudavam piano se saíram melhor em testes que mediram seu raciocínio espacial e temporal (a capacidade de pensar no espaço e no tempo) do que as que não estudavam o instrumento. 

Atenção aos limites

Deixe a música ser uma parte integral da vida de seu filho, mas não tente transformá-lo em um gênio musical. Crianças-prodígio, como Mozart, que escreveu sua primeira sinfonia aos 8 anos de idade, são raras.
Se você oferecer ao seu filho a chance de viver cercado de música, variando os estilos, ele provavelmente será uma pessoa que gostará de todo tipo de música, o que já é grande coisa.
Encoraje-o a aprender um instrumento musical, mas não force. Deixe-o curtir. É um processo de enriquecimento. O importante é manter a música presente. Quando você expõe uma criança à cultura, ela adquire um gosto pelas coisas da vida que proporcionam bem-estar e satisfação -- como a música.
É melhor não deixar seu filho usar fones de ouvido. A audição dele é preciosa. Na adolescência têm sido muito frequentes as lesões auditivas sérias e definitivas pelo uso de fones de ouvido em volume elevado.
Fones de ouvido só devem ser permitidos a partir dos 7 ou 8 anos de idade, e mesmo assim se a criança obedecer aos pais e não exagerar no volume. Se outra pessoa consegue ouvir qualquer som, que não a que está com os fones, é porque o volume está muito alto.

fonte: BabyCenter Brasil

22 de setembro de 2011

Peso de porta

Mais um peso de porta da minha nova casa! A ideia da Joaninha como peso de porta é legal também pra lembrança de aniversário e já pode ser usada como a decoração da mesa na festa!

20 de setembro de 2011

Mimos da minha casa nova

Estou montando a minha nova casa e, claro, não podia deixar de fazer arte né? A primeira foi o peso de porta! Minha filha adorou, não quer largar! confiram:

5 de setembro de 2011

Como escolher uma babá!

É terrível pra mãe que volta ao trabalho e tem que deixar o filhote aos cuidados de outra pessoa. Passa mil e uma coisas em nossa cabeça. Estou passando por um processo intenso de busca de uma babá pra minha Alice. Pesquisando na internet, encontrei um roteiro de perguntas que achei bem interessante para fazer na entrevista com as candidatas.

  


SUGESTÃO DE
ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTAR BABÁS
 

 Sobre a Babá:

 1ª-Fale um pouco de você....
(Aqui pretendemos analisar aspectos de sua personalidade, tais como; simpatia, carisma, alegria, timidez, introversão, extroversão, valores, escolaridade, conhecimento técnico, se é casada, se namora etc. (investigue também quem é e o que faz o namorado ou marido, para medir se tem vínculos duradouros).


2ª- Fale um pouco da sua família......
(Aqui pretendemos analisar os valores que ela traz da família, se estes valores estão dentro daqueles esperados pela sociedade, tais como: valores morais, éticos, religiosos. Etc...

3ª- Quais são seus planos para o futuro?
(Aqui pretendemos analisar sua projeção de futuro, ou seja, por ex.: se pretende largar o emprego porque quer fazer faculdade de tecnologia no ano que vem!)

4ª- Porque você resolveu seguir a profissão de babá?
(Aqui pretendemos analisar se ela escolheu a profissão como uma carreira por amor ou por falta de opção)

5ª-Pergunte sobre os últimos empregos e os motivos porque saiu.
(Observe se fala mal dos antigos patrões, se faz fofoca sobre a vida deles, lembre-se que a ética e sigilo são fundamentais nesta profissão, pois elas vão conviver intimamente com a família).

6ª- Pergunte sobre as crianças que ela cuidou.
 (Veja se fala os nomes, se fala com carinho, se os olhos brilham, se sente saudades, se percebe sinceridade na fala e se não tem agressividade na voz).






7ª- Agora pergunte sobre a criança mais fácil de lidar que ela cuidou e por que? E depois da resposta, pergunte: E a mais difícil? Por que? E como agia diante do conflito?
(Aqui pretendemos analisar: como ela fala, qual é o tom que fala, e se o modo de agir era adequado ao pedido dos pais e se não tomava atitudes por conta própria).

8ª- Pergunte sobre sua alimentação (a fim de verificar hábitos saudáveis, mesmo que não os tenha para si, se é capaz de valorizar os mesmos, para transmitir para a criança).

9°- Investigue se têm problemas de saúde (dor nas costas, artrite, porque muitas crianças precisam ser carregadas no colo e estes problemas geralmente impedem). Pergunte também sobre o sono, se dorme bem (a fim de verificar se não tomam remédios para dormir).

10ª- Pergunte sobre seu lazer.
Aqui buscamos analisar o que faz nos momentos de folga, se esse lazer é saudável ou não.

Sobre as Crianças:

Aqui buscamos analisar um pouco seus conhecimentos técnicos, sua prontidão, iniciativa e controle adequado para situações diversas.

1ª- Como agiria em caso de Febre? E em acidente? Caso os pais não estivessem em casa?
Em caso de recém-nascido: Como agiria num engasgo ou asfixia?

2ª- Como agiria caso uma criança não quisesse comer?

3ª- Como agiria com a criança, caso chegasse à hora de dormir e a criança não quisesse dormir e os pais não estivessem em casa?

4º Como reagiria diante de duas ou mais crianças brigando por um brinquedo?

5º- Como agiria caso uma criança desobedecesse às ordens dadas pelos pais e estes não estivessem em casa? 

6º- Como agiria caso uma criança estivesse chorando e, tocasse a campainha da porta e, nesse mesmo momento começasse a chover e, a roupa estivesse no varal e ainda por cima o telefone tocando insistentemente. O que faria primeiro?

Para os Pais:


No dia da entrevista, deixe tudo muito esclarecido e acordado sobre o trabalho que a babá desempenhará, entre eles:

  • Horário de acordar e dormir ou para babás que não dormem Horário de chegada e saída.
  • Tarefas extras, caso tenha que fazer alguma coisa além do que é destinado a babá.
  • Folgas.
  • Feriados emendados e viagens.
  • Refeições: o que pode e não pode.
  • Dia do pagamento ( Se costuma  atrasar ou não)
  • Condução.
  • Costumes e idiossincrasias da família.

Normalmente os conflitos que se dão entre a profissional e os pais  reside no fato de uma das partes não cumprir o combinado na entrevista, o que leva ao desligamento da profissional, portanto sugerimos que se possível faça um contrato por escrito do acordo verbal combinado.


É interessante fazer uma Rotina da Criança, por escrito do trabalho, que a babá deverá fazer durante a semana, e fixe-a em um lugar que a mesma, possa acessar facilmente caso esqueça algum item.
                                                          
 Boa Sorte!!!!
                                                                                               

                                                                                                    Autora: Regina Elia                                    

3 de setembro de 2011

Gatinho de Alice no País das maravilhas!

O que mais me tirou o sono na preparação da festa de Alice foi a lembrancinha! Eu queria algo bem original e que eu pudesse fazer! Depois de muuitas pesquisas tive a ideia de fazer o gato da história de Alice no país das maravilhas em feltro, como peso de porta. Me inspirei no gato que vi no blog www.feitoamao.blogspot.com.br e no molde que encontrei no blog www.artesdalisandra.blogspot.com.
Olha só como ficou lindo!


Árvore com flor de pirulito

O aniversário de um ano da minha filha não podia ser outro tema senão Alice no País das Maravilhas. Como mãe arteira, tinha que fazer muitas coisas. Pois é! Deu um trabalhão danado, mas fiz as lembrancinhas, potinhos de jujuba, e muitas outras coisas, como a árvore de flor de pirulito, que vou apresentar o tutorial agora! As outras artes vou mostrando depois!




Confiram o tutorial:
Vocês vão precisar de:
Forminha para docinho ( o número vai variar de acordo com o tamanho da bola e do pirutlito). Utilizei a de número 4 para o tamanho normal de pirulito.
Bola de isopor ( não me recordo o número, mas depende do tamanho da árvore que quer fazer. O ideal são aquelas ocas e dividida)
Cola quente
Pirulito
Fita de cetim em dois tons de verde
Cano (utilizei o cano do papel alumínio). Você pode encontra mais grosso em lojas de teciso
lata qualquer ( utilizei de leite em pó)
Cachepô


Como fazer a flor:
Fure um buraco no meio da forminha


Dobre três forminhas ao meio



Dobre outras três forminhas em duas partes


Cole com cola quente as três forminhas dobradas ao meio na forminha com o buraco, observando a proporção do espaço


Depois cole as outras três forminhas dobradas duas vezes sobre as outras, também observando o espaço entre uma e outra para  não ficarem muito juntas ou muito distantes



Agora é só encaixar o pirulito e começar a montar na bola de isopor! Pena que não fotografei os outros passos, mas só explicando dá pra fazer direitinho.

O ideal é a bola oca porque fica mais fácil de encaixar os cabos dos pirulitos. É importante medir na bola a distancia de uma flor pra outra antes de começar a furar para que não fique junto demais ou afastado demais.
Comece da borda da banda da bola e vá subindo ao centro. Faça primeiro uma volta toda, furando e colando as flores com cola quente. Depois vá fazendo  as outras voltas até preencher toda a banda da bola.
 Antes de fazer a outra banda, cole o cano porque depois vai ficar muito difícil fazer isto.
Como utilizei o cano do papel filme, o revesti antes com EVA para ficar mais grosso. Enrolei com uma fita verde claro larga e depois passei outra com um tom mais escuro. Colei as pontas com cola quente.
O difícil é encaixar o cano de uma forma que fique bem seguro porque a bola fica pesada! Fui raspando o isopor no tamanho  da borda do cano, mas quando vi já tinha arrancado o pedaço. Então encaixei e coloquei muuuuita cola quente.
Depois de colado o cano, pode montar as flores! Logo em seguida fecha as bandas da bola de isopor com muita cola quente também. Ficou assim:


Depois de pronta coloquei em uma lata de leite e isopor dentro pra fixar. Pode usar areia, farinha, que seria o ideal, mas como não tinha perto improvisei com o isopor mesmo.



Coloquei no cachepô e cobri com saquinhos de jujuba! Ficou muito legal e deu o maior efeito na mesa de guloseimas, juntamente com os potinhos de vidro com decoração das cartas do baralho e as caixinhas surpresa!