Banner

5 de setembro de 2011

Como escolher uma babá!

É terrível pra mãe que volta ao trabalho e tem que deixar o filhote aos cuidados de outra pessoa. Passa mil e uma coisas em nossa cabeça. Estou passando por um processo intenso de busca de uma babá pra minha Alice. Pesquisando na internet, encontrei um roteiro de perguntas que achei bem interessante para fazer na entrevista com as candidatas.

  


SUGESTÃO DE
ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTAR BABÁS
 

 Sobre a Babá:

 1ª-Fale um pouco de você....
(Aqui pretendemos analisar aspectos de sua personalidade, tais como; simpatia, carisma, alegria, timidez, introversão, extroversão, valores, escolaridade, conhecimento técnico, se é casada, se namora etc. (investigue também quem é e o que faz o namorado ou marido, para medir se tem vínculos duradouros).


2ª- Fale um pouco da sua família......
(Aqui pretendemos analisar os valores que ela traz da família, se estes valores estão dentro daqueles esperados pela sociedade, tais como: valores morais, éticos, religiosos. Etc...

3ª- Quais são seus planos para o futuro?
(Aqui pretendemos analisar sua projeção de futuro, ou seja, por ex.: se pretende largar o emprego porque quer fazer faculdade de tecnologia no ano que vem!)

4ª- Porque você resolveu seguir a profissão de babá?
(Aqui pretendemos analisar se ela escolheu a profissão como uma carreira por amor ou por falta de opção)

5ª-Pergunte sobre os últimos empregos e os motivos porque saiu.
(Observe se fala mal dos antigos patrões, se faz fofoca sobre a vida deles, lembre-se que a ética e sigilo são fundamentais nesta profissão, pois elas vão conviver intimamente com a família).

6ª- Pergunte sobre as crianças que ela cuidou.
 (Veja se fala os nomes, se fala com carinho, se os olhos brilham, se sente saudades, se percebe sinceridade na fala e se não tem agressividade na voz).






7ª- Agora pergunte sobre a criança mais fácil de lidar que ela cuidou e por que? E depois da resposta, pergunte: E a mais difícil? Por que? E como agia diante do conflito?
(Aqui pretendemos analisar: como ela fala, qual é o tom que fala, e se o modo de agir era adequado ao pedido dos pais e se não tomava atitudes por conta própria).

8ª- Pergunte sobre sua alimentação (a fim de verificar hábitos saudáveis, mesmo que não os tenha para si, se é capaz de valorizar os mesmos, para transmitir para a criança).

9°- Investigue se têm problemas de saúde (dor nas costas, artrite, porque muitas crianças precisam ser carregadas no colo e estes problemas geralmente impedem). Pergunte também sobre o sono, se dorme bem (a fim de verificar se não tomam remédios para dormir).

10ª- Pergunte sobre seu lazer.
Aqui buscamos analisar o que faz nos momentos de folga, se esse lazer é saudável ou não.

Sobre as Crianças:

Aqui buscamos analisar um pouco seus conhecimentos técnicos, sua prontidão, iniciativa e controle adequado para situações diversas.

1ª- Como agiria em caso de Febre? E em acidente? Caso os pais não estivessem em casa?
Em caso de recém-nascido: Como agiria num engasgo ou asfixia?

2ª- Como agiria caso uma criança não quisesse comer?

3ª- Como agiria com a criança, caso chegasse à hora de dormir e a criança não quisesse dormir e os pais não estivessem em casa?

4º Como reagiria diante de duas ou mais crianças brigando por um brinquedo?

5º- Como agiria caso uma criança desobedecesse às ordens dadas pelos pais e estes não estivessem em casa? 

6º- Como agiria caso uma criança estivesse chorando e, tocasse a campainha da porta e, nesse mesmo momento começasse a chover e, a roupa estivesse no varal e ainda por cima o telefone tocando insistentemente. O que faria primeiro?

Para os Pais:


No dia da entrevista, deixe tudo muito esclarecido e acordado sobre o trabalho que a babá desempenhará, entre eles:

  • Horário de acordar e dormir ou para babás que não dormem Horário de chegada e saída.
  • Tarefas extras, caso tenha que fazer alguma coisa além do que é destinado a babá.
  • Folgas.
  • Feriados emendados e viagens.
  • Refeições: o que pode e não pode.
  • Dia do pagamento ( Se costuma  atrasar ou não)
  • Condução.
  • Costumes e idiossincrasias da família.

Normalmente os conflitos que se dão entre a profissional e os pais  reside no fato de uma das partes não cumprir o combinado na entrevista, o que leva ao desligamento da profissional, portanto sugerimos que se possível faça um contrato por escrito do acordo verbal combinado.


É interessante fazer uma Rotina da Criança, por escrito do trabalho, que a babá deverá fazer durante a semana, e fixe-a em um lugar que a mesma, possa acessar facilmente caso esqueça algum item.
                                                          
 Boa Sorte!!!!
                                                                                               

                                                                                                    Autora: Regina Elia                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário