Banner

20 de outubro de 2011

Como escolher o hotelzinho/creche para o bebê

A vida de mãe que trabalha não é fácil, principalmente na hora em que precisa se separar do filhote! Para muitas, a opção são os hoteizinhos ou creche.
A escolha do local em que vai deixar o filho não é nada fácil e quando encontra, ainda vem as dúvidas: Mas, e agora? Será se vai dá certo? Vão cuidar direitinho? Vai se adaptar? Estas perguntas inevitáveis fazem parte do processo de adaptação da criança no novo ambiente e a mãe só se acalma depois de ter certeza que o local é apropriado e aconchegante para o bebê.
Diante da minha situação de mudança de cidade e emprego novo, me vi obrigada a colocar Alice em um Hotelzinho! Uma colega de trabalho, que tem bebê e utiliza o serviço,  me indicou o único hotelzinho da cidade. Ela demonstrou total confiança nas pessoas que trabalham lá e no próprio estabelecimento, então resolvi conhecer.
O local está sendo adaptado aos poucos, mas as meninas são muito acolhedoras e cuidam direitinho. Fiquei 3 dias lá com Alice e agora ela já está ficando sozinha. A adaptação é díficil, mas sei que vai dar tudo certo!
Não tive muita escolha, já que só existe um, mas para quem tem como pesquisar ficam algumas dicas do que deve ser observado:

REFERÊNCIAS 
Peça referências a amigas e conhecidas - nada como começar por um local já testado e aprovado por outros pais;

ORÇAMENTO 
Estude bem seu orçamento:  muitos berçários hoje oferecem educação bilíngue, atividades extracurriculares ou alimentação especial, mas lembre-se de que tudo tem um custo. Somando-se todas as despesas envolvidas na escolinha, a conta pode ficar bem alta. Pergunte sobre taxas de material, matrícula e outros tipo de cobrança além da mensalidade, para não ser pega de surpresa no meio do ano.

INSTALAÇÕES 
Visite o local e veja se terá acesso a todas as instalações -- apesar de alguns berçários preferirem agendar visitas, é importante poder entrar na área onde ficam os bebês para que você olhe como eles estão acomodados, se há berços individuais e janelas para ventilar o ambiente (os resfriados serão inevitáveis, mas é sempre bom saber que as crianças não ficam confinadas em um local completamente fechado).

  SEGURANÇA
 Fique de olho nos brinquedos, tanto da área interna como na externa, nos acessos a escadas ou rampas e até em se há extintores de incêndio espalhados pelas instalações. Observar as tomadas se estão protegidas e os móveis se não são pontiagudos.
Segurança deve ser uma prioridade clara do local. Observe se crianças têm como entrar e sair sem ser acompanhadas ou notadas e se desconhecidos conseguem passar sem algum tipo de controle.
 
PROFESSORAS/CUIDADORAS 
Pergunte à direção da escola quantas professoras ou berçaristas há por bebê, e que tipo de treinamento/formação as profissionais têm. Até 1 ano de idade, o ideal é que haja pelo menos um profissional para cada três bebês.

LIMPEZA
 Fique de olho na limpeza geral -- verifique as instalações da cozinha (muitos bebês fazem uma ou duas refeições no berçário), do local onde as crianças são banhadas ou trocadas e até as condições dos brinquedos espalhados pelo lugar. Chão, paredes, corredores, banheiros e cozinha têm que causar ótima impressão, assim como os ambientes em que as crianças ficam. Brinquedos sujos podem ser um perigo indo de boca em boca entre bebês.

SAÚDE 
Pergunte qual é o procedimento da escola em caso de doença. Pode até ser inconveniente para pais que trabalham se a escola proibir a frequência da criança ao estabelecimento em caso de febre; por outro lado, esse tipo de procedimento mostra que a direção se preocupa com a saúde dos alunos e procura evitar a disseminação de doenças contagiosas. Nenhum pai ou mãe quer ver o filho doente a toda hora.
O ideal é que não haja mistura de bebês com crianças mais velhas, e que os funcionários do berçário não atendam as outras crianças, porque as doenças são diferentes de acordo com a faixa etária. Veja também se a escola exige cópia da carteira de vacinação na hora da matrícula. 

COMUNICAÇÃO
É importante saber também como é a comunicação com os pais, seja através de uma agenda do bebê ou, de preferência, contato direto ao final do dia.

ADAPTAÇÃO
Veja como funciona a fase de adaptação do bebê ao local -- o preferível é que cerca de duas semanas antes de você voltar ao trabalho a adaptação possa ser iniciada, com sua permanência no local, junto do bebê, durante algumas horas por dia.
Não é necessário o bebê passar por um trauma de sentir abandonado em um local estranho. A mãe ficando alguns dias junto faz com que ele se acostume com o ambiente e com as pessoas do local facilitando o momento da separação.
Acho interessante, mas não é todo local que aceita, é levar algum brinquedo ou mimo que a criança gosta muito para que ela não se sinta tão só no lugar estranho. Vai ter alguma coisa que faz parte do mundo dela.



Fonte: Baby Center

Um comentário:

  1. huum então Alice ja esta no hotelzinho, qual é? ano que vem quero colocar anna laura ja na escolinha, estou na maior duvida onde coloca-la, é uma decisão dificil mesmo!!bjus

    ResponderExcluir